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8 Mitos Relacionados com o Sono

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Durante o sono noturno, múltiplas atividades ocorrem no nosso cérebro, que influenciam o nosso corpo e são influenciadas pelo mesmo.

Estas atividades cerebrais são também condicionadas pelo meio ambiente do sono.

Veja 8 mitos relacionado com o sono:

1. Ressonar é normal

Ressonar é usual, mas não normal.

O ressonar é sinal de que a via aérea do paciente tem períodos de diminuição dos diâmetros, por causas fisiológicas ou patológicas. Para além de poder incomodar, predispõe a processos inflamatórios locais.

2. Todos devíamos dormir este ou aquele número de horas.

Horas de Sono 1

Não somos todos iguais e no que diz respeito ao número de horas de sono necessárias, estas variam com o género, de indivíduo para indivíduo e na mesma pessoa varia com a idade, estado de saúde, stress, estado hormonal, entre outro fatores.

3. Não dormi durante a semana, mas no fim-de-semana consigo compensar.

Em relação à privação do sono, a sua recuperação não é total por dormir mais horas dias depois.

Mesmo que a recuperação de horas de sono seja feita no dia seguinte, durante o dia ou na noite seguinte, o sono não terá a mesma qualidade.

4. O que importa é dormir o número de horas suficientes!

Time representation on a old-school clock

O sono tem de ter, não só a quantidade necessária, mas também uma boa qualidade.

Dormir a quantidade ideal de horas não é garantia de que o seu sono seja reparador e de qualidade.

5. Dormir é uma perda de tempo; nada se faz, nada se adianta.

Não é por acaso que o sono normalmente ocupa cerca de 1/3 das nossas vidas.

Há funções que diminuem a atividade, raras param completamente e algumas aumentam muito a atividade ou iniciam-se durante o sono.

6. Vamos dormir para o nosso cérebro parar e descansar.

brain neuron representation blue and red

O nosso cérebro é responsável por coordenar toda a nossa vida, seja atividade física, mental ou afetiva.

Durante o sono, todas as atividades mentais (memorização, preparação do dia seguinte análise do passado) e fisiológicas (coração, fígado, vasos sanguíneos, obrigam a que o cérebro esteja ativo.

7. Causa inveja: adormece em segundos a qualquer hora ou qualquer sitio!

Este quadro é típico de quem tem um sono de, pelo menos, baixa qualidade e/ou quantidade; também pode ser um sinal de um distúrbio do sono em que a hipersonolencia é um sintoma presente.

8. Estou cansado, mas durmo bem!

Acordar Cansado

Esta é uma das queixas mais frequentes que se recebe na Clínica do Sono.

O tempo a seguir ao sono será sempre condicionado pelo sono prévio. Durante o sono, ocorrem atividades no organismo que influenciam o dia, (ou dias, em alguns casos) imediatamente a seguir.

A fragmentação do sono, a falta de sono profundo, apneias, ou distúrbios do sono, podem baixar a qualidade do sono mas não serem percecionadas pelos pacientes.

Se sente que o seu sono não é reparador, acorda cansado, sente cansaço ou sonolência durante o dia, sem razão aparente, deve tentar avaliar o seu sono para despistar distúrbios do sono não evidentes.

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