Não é uma pergunta fácil de responder, uma vez que muitas funções que ocorrem durante o sono também ocorrem com igual importância durante a vigília e vice-versa.
Existem algumas situações que todos nós, incluindo os não profissionais de saúde, facilmente relacionamos com um mau sono, seja em quantidade ou qualidade. Outras, no entanto, não são usualmente associadas com o sono; em muitos casos pode mesmo ser difícil acreditar que exista alguma relação.
As seguintes situações e funções, podem ter origem, ser prejudicadas ou agravadas em presença de um mau sono.
Memória
Seja a memória declarativa ou a memória motora, ambas são muito deterioradas por um mau sono.
Aprendizagem e desempenho cognitivo
Muito relevante nos jovens estudantes que frequentemente roubam ao tempo de sono e como consequência têm menos apetência para estudar.
Sistema imunológico, cicatrização, lesões e doenças
Somos seres vivos com atividade e como tal, gastamos energia, produzimos desperdícios e acumulamos esses desperdícios.
Ao trabalharmos, física e mentalmente estragamos e perdemos células; assim, provocamos feridas que têm de ser reparadas.
Se estamos vivos precisamos de nos defender dos agentes atacantes que estão à nossa volta e dentro de nós, físicos e químicos, sejam vírus ou bactérias. Temos de ter mecanismos que reparem os estragos, evitem a acumulação, limpem o acumulado durante o dia e previnam o efeito dos ataques; isto é o sistema imunológico.
Grande parte destes mecanismos atuam durante a noite.
Não é coincidência o fato de que um mau sono está muito relacionado com o aparecimento de cancro, doenças mentais degenerativas, doenças cardiovasculares (enfartes, hipertensão, AVC entre outros), gripes, constipações e muitas outras doenças
Controlo do peso
Comemos porque o nosso cérebro nos dá uma ordem para o fazermos. Esta ordem é condicionada por muitos fatores como o equilíbrio energético, o ambiente, o aspeto do alimento, o vício, o estado mental, entre muitos outros.
Sabemos existirem três substâncias muito relacionadas com a vontade de comer (apetite):
- Grelina – aumenta o apetite
- Leptina – diminui o apetite
- Cortisol- aumenta o apetite.
As três substâncias são muito influenciadas pelo sono sendo a grelina e cortisol aumentadas e a leptina diminuída pela falta de sono bom. Sabemos que as pessoas com peso a mais (1 kilo conta) dormem pior e quem dorme mal tem tendência a engordar.
Atividade física
Não é por acaso que todos os atletas, sejam ou não de alta competição, ficam muito penalizados se dormirem mal
Regulação do crescimento
Muito importante nas crianças e adolescentes. Uma das importantes hormonas do crescimento (GH) é libertada em grande parte na fase III – sono Profundo.
A desregulação do sono, direta ou secundária a problemas pessoais, sociais, familiares ou profissionais pode acarretar um ou mais distúrbios do sono.