+351 226 061 430

Distúrbios do sono

Tópicos

Os distúrbios do sono são patologias em que o sono é afetado e causam problemas durante o sono e/ou durante o dia.

A origem do distúrbio do sono pode estar no próprio indivíduo ou ser exterior ao paciente. A situação pode ser aguda (não mais de 3 meses) ou crónica.

Distúrbios do sono mais frequentes

Insónias

ai3

Grupo de distúrbios em que a pessoa quer e pode dormir às horas que considera compatíveis com a sua vida profissional, social e familiar, mas não consegue, com consequências negativas na sua vida diária.

Saiba mais sobre as causas e tratamentos da insónia, no nosso artigo clínico.

Problemas de respiração relacionados com o sono

Apneia obstrutiva do sono (AOS) – há uma obstrução total da via área causando uma paragem momentânea do fluxo aéreo para o pulmão.

Apneias centrais do sono (ACS) – há uma paragem do fluxo aéreo para o pulmão devido à falta de ordem que deveria ser originada em regiões específicas do cérebro. Existem múltiplas variações.

Hipoventilação relacionada com o sono – nestas patologias há uma diminuição do fluxo aéreo, mas é parcial. Pode ser de causa anatómica e/ou central.

Perturbações do sono relacionadas com a saturação do oxigénio (O2) – A baixa do oxigénio que corre no sangue arterial pode estar diminuída por distúrbios relacionados com o sono.

Roncopatia ou ressonar pode ocorrer durante a inspiração devido ao aproximar das paredes da via aérea superior.

Catatrenia é um som ligeiramente diferente do ressonar e ocorre durante a expiração

Distúrbios do ciclo circadiano

oldschool alarm clock on bedside table

O ser humano adulto, no estado atual de evolução, passa, durante um período de cerca de 24 horas, um tempo a dormir seguido de um tempo acordado. Estas fases normalmente repetem-se e este ciclo é denominado por ciclo circadiano.

Podem ocorrer anomalias quer na quantidade quer na qualidade das fases deste ciclo, que são denominados como distúrbios do ciclo circadiano.

Hipersonolência de Causa Central

Grupo de distúrbios em que o individuo sente mais sono do que o esperado e desejado.

A hipersonolência pode ter várias causas, patológicas ou não, assim como diferentes manifestações e tratamentos.

A hipersónia é um tipo de Hipersonolência patológica com origem no Sistema Nevoso Central (SNC).

É extremamente importante que faça um estudo detalhado das causas, do diagnóstico e tratamento assim como previsão da evolução da hipersonolência

Parassónias

Durante o tempo de sono, ocorrem normalmente 2 fases principais, a fase NREM e a fase REM; a primeira subdivide-se em 3 subfases N1, N2 e N3.

Durante cada umas destas fases e subfases podem ocorrer eventos que, se causarem perturbação da fase de sono com consequências durante o dia, são considerados patológicos e denominados por parassónias. Dentro destas incluem-se a perturbação de pesadelos, sonambulismo, síndrome de explosão da cabeça, distúrbio do comportamento do sono REM, entre outras.

Distúrbios do movimento relacionadas com o sono

woman sleeping in white bedsheets with 1 leg out

Neste capítulo consideram-se as anomalias em que ocorrem contrações de um ou mais músculos, que podem afetar a qualidade do sono.

Como exemplos podemos indicar o Síndrome de Pernas Inquietas, bruxismo, movimentos periódicos dos membros inferiores, sobressaltos noturnos, entre outros.

Outros distúrbios do sono

Distúrbios neurológicos e médicos relacionados com o sono.

  • Insónia familiar fatal
  • Epilepsia noturna
  • Cefaleias noturnas
  • Laringospasmo
  • Refluxo gástrico noturno

Distúrbios do sono relacionados com medicamentos codificados pela ICD-10-CM

Outros Artigos:

Clinica do Sono

O Ressonar nos Adultos

O termo ressonar, também conhecido como Roncopatia, refere-se ao som emitido durante o sono, produzido durante a inspiração.

Ler Mais...
girl tired with glasses near her
Clinica do Sono

O que é um mau sono?

Conceitos errados A avaliação do sono como bom ou mau nem sempre se aproxima da realidade.  Dormir profundamente com ressonar

Ler Mais...

Tem alguma questão?

Entre em contacto connosco!

Estamos ao dispor para esclarecer todas as dúvidas que possa ter, sobre qualquer assunto relacionado com a nossa clínica e os serviços que fornecemos.